terça-feira, 5 de maio de 2015

TRANSIÇÃO CAPILAR. O que é?

Boa noite minhas lindas, 

Hoje eu vim aqui falar de um assunto muito interessante. 

Eu, como muitas mulheres no Brasil, estamos assumindo os cachos. Após anos alisando, hidratando, condicionando e fazendo vários outros tratamentos em salão, eu resolvi que o melhor para minha saúde capilar seria passar pela transição e voltar a usar meus belos cachos. 

https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-TUglrjJyRFE%2FVTrdtvl4xOI%2FAAAAAAAAEjk%2FN-ilH321t5I%2Fs1600%2F1357352658235.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Essa foto é de quando eu era criança. Olha meus lindos cachinhos!!!

https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-X20ZfPt-FLI%2FVTrd4OLAP2I%2FAAAAAAAAEjs%2FcPtlCKXXNXE%2Fs1600%2F2014-02-03%252B18.44.22.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Nessa foto eu já era um pouco mais velha. Lá pelos meus 15 anos. Mas comecei a alisar meus cabelos lá pelos meus 10, 11 anos. 

Acima tem fotos que mostram dois momentos da minha vida capilar. 
Acho que dá pra perceber que foi uma mudança meio louca, mas ao mesmo tempo muito normal. Isso porque nos ensinam desde sempre que os cabelos enrolados são piores que o cabelo liso. Que cabelo enrolado é cabelo "ruim". 
O que acontece na verdade é que qualquer tipo de cabelo pode ser bom ou ruim. O tipo do cabelo não define a qualidade. Por exemplo, qualquer cabelo que for devidamente tratado e cuidado pode ser bom. 

Mas indo ao que interessa. A famosinha TRANSIÇÃO CAPILAR. 

Existem duas formas de fazer a transição capilar. 
A primeira forma de fazer a transição é ir hidratando o cabelo e tratando ele como cabelo cacheado e esperar ele crescer e ir cortando aos poucos. 

Mas, Bia, como assim tratar ele como cabelo cacheado?

O que eu quis dizer foi, usar shampoos, condicionadores, cremes de pentear e de hidratação próprios para cabelos cacheados e que sejam próprios para o fortalecimento e hidratação dos fios. O seu cabelo vai precisar bastante desses produtos. 

A segunda forma de fazer a transição é cortar o cabelo o mais curtinho que for possível e deixar ele ir crescendo. 

Das duas formas o seu cabelo vai crescer de maneira irregular e vai ser extremamente difícil de prender, pentear, arrumar, fazer hidratações e afins. Da primeira forma será difícil porque o seu cabelo vai estar com duas texturas e você vai ter que adaptar uma a outra e da segunda forma  porque o seu cabelo estará mínimo. Você não vai poder prender, pentear, a hidratação será inútil. 

Porém, qualquer uma das duas será gratificante. Bom eu optei pela segunda. 
https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-EyELURrrTCQ%2FVTr17PgHOOI%2FAAAAAAAAEj8%2F2OLmAqVIVxs%2Fs1600%2FSnapshot_20141109%252B(3).jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-qsj0Vogsu-w%2FVTr17SapnYI%2FAAAAAAAAEkA%2FXy0ec9Z5VTw%2Fs1600%2FIMG-20140412-WA0040.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*

Na verdade, eu optei por uma mesclagem. Primeiro eu deixei que o cabelo crescesse um pouco, depois eu cortei o mais curto possível. 
No momento eu estou no meio da transição. 

 Estou num momento que parece que meu cabelo não vai mais crescer. Mas isso é normal, porque devemos começar a contar com o fator encolhimento. 
Mas Bia, o que é o fator encolhimento?
O fator encolhimento o que faz os nossos cachos existires. Uma mola tem o mesmo tamanho quando está enrola e quanto está esticada, porém visualmente falando os cabelos enrolados parecem sempre menor. 
No meu caso, o fator encolhimento é bem grande, pois meus cachos são bem fechadinhos.


Enquanto eu esperava meu cabelo crescer mais um pouco pra poder cortar e ficar 100 % natural, eu usei vários produtos diferentes para cuidar do meu cabelo. Fiz tratamento em casa, baseados em produtos naturais, usei linhas completas de shampoo, condicionador e cremes de pentear ou hidratar. 

No começo, usei a linha da Seótres para cachos. Que é a linha verde. 

Durante um tempo, essa linha fez muito bem ao meu cabelo, cheguei até a recomendar para outras pessoas. Mas, depois de um tempo, a linha foi começando a não fazer mais efeito. 

Depois dessa linha usei a Creoula, desenvolvido pela lola. Essa linha é perfeita. Eu amei usá-la, mas infelizmente é bem difícil de encontrar. 

Por fim, essa é a linha que estou usando agora. Simplesmente estou amando essa linha. Ela deixa os cachos definidos, o cabelo macio. 

E como encontrar o shampoo e condicionador perfeitos?
Essa é fácil. Testando. Procurando. 
Existem diversas marcas e diversos tipos de shampoo para cabelos cacheados. E a única forma de saber qual o que mais se adapta ao teu cabelo é experimentando. 

Bom, meninas, por hoje é só. 
Em breve falarei mais sobre esse tema. 

Beijos da Bia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas: